domingo, 11 de março de 2012

Nove grandes lutas em Naruto (Parte 1)


Oi, turma.

Beleza? Grazadeus, né? Ahn-ham. Pois é, cá estou eu de novo e, pasme você, nada tem a ver com Cavaleiros. A continuação de Queime, Cosmo! vai ficar um tempinho pendente. E sabe o que é engraçado? Já tenho até a fase Poseidon escrita. E até umas imagens selecionadas. O que falta é a vontade de voltar a falar de Cavaleiros que, no meu caso, é questão de fase, sabe. Tem hora que tô viciadão, e pouco depois já me embrenhei em outra.

Procevê. Foi mais ou menos isso que aconteceu nas últimas semanas, mesmo. Inclusive o motivo dessa postagem aqui. Voltei a rever Naruto depois de muitos meses, já que estavam passando fillers  - ninguém merece - e fiquei um tempão esperando os episódios voltarem ao roteiro original. Quando voltaram, já estava bastante atrasado. Melhor, assim via tudo na seqüência. E me surpreendi.

Tem uma luta muito doida! Até saudosa, diria. Tinha esquecido como Kishimoto pode ser realmente genial na elaboração das batalhas. Bem, tempos atrás eu disse aqui - e põe tempo nisso, quase um ano, já - que a história de Naruto era meio perrenga, praticamente uma reprodução do xintoísmo. Bom, pode até ser. Mas que o cara sabe como fazer batalhas superinteligentes e te deixar boquiaberto, isso sabe! Pelo menos a mim...


E muito mais: lembro que na época em que fazia faculdade, dois outros colegas também assistiam Naruto. Um deles era durão, cara de mau, praticamente um bad boy (ao meu ver, já que a sinceridade e capacidade de dizer verdades na frente das pessoas era incrível), machô-chô, disse o mesmo: "Naruto é bom, as lutas são muito bem feitas". Assim, como ninguém nunca viu o cara (veja ele e confira) ou o conhece, vai ter de acreditar em mim, vindo dele é muita coisa. MUITA!!

Até que é gente boa, o Marcus. Joga sujo para ganhar, mete medo e parece um maloqueiro, mas é boa pessoa, sincero demais e respeita os outros.

Pura verdade, minha gente. Entrementes, após o episódio trazer tudibom das minhas memórias narutísticas, resolvi fazer uma postagem com as melhores lutas ever de toda a série até agora! Ou ao menos relembrar boa brigas épicas, bem feitas demais, que acabam por surpreender a cada novo golpe aplicado ou defendido.

Bem, deixa eu parar de tentar explicar e começar logo o que interessa. Podicê? Fechô! Como diz o título, separei as nove batalhas que mais me chamaram a atenção por sua inteligente forma de desenrolar. Separei em ordem decrescente. Você vai ver e presenciar as mais fantásticas lutas do mundo ninja!


Claro que tudo isso é ao meu ver. Vocês, amiguinhos e amiguinhas, tem todo o direito –até o dever – de discordar. Fica a vontade para me xingar nos comentários se achar que exagerei em alguma. É mesmo. Vamos nessa, então!

9) Rock Lee contra Gaara


Situação: Exame Chuunin.
Objetivo: Derrotar o adversário e seguir para a próxima fase.
Técnicas impressionantes: O Escudo e Armadura de Areia do Gaara e os Oito Portões Internos de Lee.
Onde eu vejo, Diego? Episódios 48 a 50 da série clássica.

O que dizer dessa luta? Falar a verdade, impressiona, mas... pra mim, existem outra mais bacanas. Assim, ela é boa. Muito, aliás. Só que falta um quê para impressionar, entende? Claro que a determinação de Lee é algo realmente de valor, no entanto a luta é escassa de surpresas. Assim mesmo, merece destaque.

A maneira de lutar do Rock Lee é explosiva, senão destrutiva. Ele dá o sangue, literalmente, para derrotar o adversário. Na força bruta. Isso porque o Lee só utiliza a luta corporal, por ter a falta de habilidade de usar a arte do ilusionismo ou qualquer outra técnica ninja  - e por isso se tornou um verdadeiro especialista em tal feito.

E consegue dar um pau no Gaara. Sim, o ninja da Vila da Areia possui a melhor defesa de todas, protegido por um escudo de areia e ainda recoberto por ela (formando uma armadura). Na luta, Lee tira os pesos das tornozeleiras, utiliza sua técnica da Lótus Primária e consegue um chute e um soco no meio da cara do adversário carrancudo.

Acontece que Gaara consegue esquivar de seu ataque e vira o jogo. Isso até Lee usar sua técnica mais aprimorada, os Oito Portões Interno. Basicamente, consiste em retirar os limites do corpo e aumentar absurdamente seu poder. O bicho fica possesso, vermelhão, super poderoso. E de fato tem lógica: quando você força muito o músculo, ele tende a parar de responder depois de um tempo - o tendão impede que o músculo continue a contrair e se rompa. Quem já fez musculação entende, é quando você trava. Faz, faz força, dá tudo de si, mas o peso do aparelho parece te vencer. Meio frustrante, até.

A técnica consistiria em anular esse mecanismo de defesa - e o resultado são as lesões musculares. Pois é, Lee até que dá uma surra boa no Gaara, mas acaba por ser insuficiente. Esgotado, recebe o ataque Ataúde de Areia, que o derruba com perna e braço destroçados. Tudo estava perdido. Ainda assim, iria levar aquela luta às últimas consequências (ou pretendia): mesmo inconsciente, levanta para enfrentar o adversário. Um verdadeiro exemplo de determinação. Pena que seja meio suicida, né? O principal destaque é a persistência de Rock Lee.

Isso traz uma baita sequela: nunca mais Lee lutaria de novo, os danos foram graves demais. O caso era muito delicado. Bom, o que eu posso dizer? Ainda bem que existe a Tsunade, né? Merecidamente uma Hokage, de valor!

E por essas que Lee é um dos personagens mais queridos. E as arte marcial dele é impressionante, também. Deve ter sido inspirada no Jet Kune Do. E, bem, já disse o que penso do Jet Li. Sim, sim, há quase um ano. Pois é. Parece que estão fazendo um mangá especial só pro Lee. Bem, ele merece! 
Vitória do Gaara.

8) Time Oito (Shikamaru, Ino, Chouji e Kakashi) contra Hidan e Kakuzu


Situação: Morte de Asuma.
Objetivo: A Akatsuki continua sua busca pelos demônios com caudas enquanto o Time Oito busca vingança pela morte de seu mentor.
Técnicas impressionantes: Técnica Shuriken Possessão das Sombras de Shikamaru, além de sua e estratégia e inteligência absurdamente alta.
Onde eu vejo, Diego? Episódios 83 a 88.

Interessante essa parte da história. Na fase Shippudden, o inimigo é a organização chamada Akatsuki, que quer reunir as feras com caudas para dar um fim ao sofrimento e guerras há muito presentes no mundo ninja. De um jeitinho bem particular, eu diria. Enfim, o que interessa aqui são os motivos que Shikamaru, Chouji e Ino irem atrás de dois membros em especial.

Sim, sim, os dois acima citados mataram Asuma em uma batalha. E Shikamaru presenciou sem poder fazer muito – ajudou bastante na luta, aliás, desvendando o segredo do inimigo que aparentemente era imortal. Só que quando a coisa apertou, Kakuzu entrou na briga e a história mudou. Asuma foi morto na frente de Shikamaru. Seus outros alunos chegaram pouco depois, com os reforços, e presenciaram os últimos momentos de seu mestre.

Bem, já tendo visto como um inimigo agia, Shikamaru arquiteta um plano mirabolante para ele e seus companheiros de time mostrarem o que é bom para tosse a Hidan e Kakuzu, vingando seu professor e amigo. Como Tsunade, a quinta Hokage, queria proibi-los de tal missão suicida, Kakashi se oferece para acompanhá-los como responsável. Assim, lá se vão os quatro!

Nesse meio tempo de morte, três dias mais ou menos, os dois assassinos estavam com o restante da Akatsuki selando mais uma fera com caudas capturada. Foram encontrados na floresta, pouco depois da tarefa. E o começo da luta já impressiona: Shikamaru usa sua técnica de possessão das sombras para encurralá-los e os prende com uma kunai cada; pareciam ser explosivas, como outras iscas que tinha lançado, levando os inimigos a esquivarem e permitindo que suas sombras fossem pegas.

Genial! Você espera uma coisa e acontece outra, tá aí a genialidade que tentei dizer no começo! A essência é essa, entende? Kakuzu escapa dessa técnica com seus fios, já que seus poderes até então eram um mistério. Só Hidan havia lutado para valer da última vez. Utilizando Hidan, Shikamaru ataca Kakuzu até Chouji entrar em cena com sua técnica de Carro de Combate Armado. Parece que os golpes de Kakuzu tem a ver com endurecer o corpo.

Do nada, BAM!! Haikiri, a espada relâmpago de Kakashi bem no peito do inimigo! O selo para realizar as técnicas de endurecimento do inimigo eram do elemento terra, fraco contra o elemento relâmpago. Sim, sim, fraquezas e resistências são essenciais em uma batalha em Naruto. Tem de saber quando é prudente realizar determinada técnica. Procevê. Só que o inimigo ainda está vivo... Kakashi apanha algo e passa a Shikamaru. Decidem separar os dois inimigos para enfrentá-los .

E lá vai o Shikamaru de novo tentar possuir a sombra de Hidan, utilizando a kunai e a manipulando com a sombra. O inimigo desvia de forma maestral e Shikamaru nos surpreende de novo chegando a cinco palmos do nariz do adversário e o aprisionando. Mais uma surpresa! O leva a um local reservado para por em prática a última parte do plano. Quando sua técnica perde o efeito, tudo parece perdido: Hidan consegue tirar um pouco de sangue e começa seu ritual.

E o termina. Mas Shikamaru está vivo e quase decapita (de novo) Hidan! Uai, como assim? O "algo" que havia pegado com Kakashi nada mais era do que o sangue de Kakuzu. Após o Haikiri, o ninja que copia tinha colocado uma amostra num pequeno recipiente. Shikamaru fez o inimigo usar sua técnica para derrotar o próprio companheiro - que perdeu mais um coração nessa brincadeira.

E aí da cabo ao inimigo do seu jeitão. Resumindo, já que dei muito destaque nessa luta. O fato é que a vitória foi toda do Shika, nessa. Mostrou sua inteligência incluindo Kakashi de última hora, improvisando quando as coisas saiam do planejado e por fim tendo sua vingança. Eletrizante mesmo, essa batalha. Procevê como o raciocínio pode mesmo ser até melhor que a força bruta numa luta.

Vitória do Shikamaru (Time Oito).

7) Sasuke contra Deidara


Situação: Morte do Orochimaru e uma busca pelo paradeiro do Sasuke.
Objetivo: Sasuke quer encontrar Itachi a qualquer custo e Deidara quer vingança por Orochimaru (queria matá-lo).
Técnicas impressionantes: a Técnica de Deslocamento Instantâneo de Sasuke e sua incrível agilidade, além das técnicas de ilusionismo proporcionadas pelo Sharingan.
Onde eu vejo, Diego? Episódios 123 a 125.

Gosto especialmente dessa luta por alguns motivos. Um deles é que mostra o quão Sasuke era ágil e sabia como usar Shurikens e fios. Além disso, mostra como era um ninja de valor, ainda tinha alguma bondade na época e senso de justiça. Lutava com sinceridade e acreditava de todo coração estar fazendo o que era certo para estabelecer a honra de seu clã e matar seu irmão sanguinário.

Isso porque depois que o Itachi se matou na luta entre os dois (pois é), Sasuke virou uma marionete do Tobi, lutando pelo ódio que sentia. Lutando por lutar, para acabar com tudo, quando no fundo estava - está, já que a série continua - mais confuso do que nunca. Além disso, roubou as técnicas oculares do irmão e parece se contentar muito bem com elas. Tipo, ele usa o Susanoo toda hora. Pô, Sasuke, cadê sua espada, sua esquiva, sua agilidade, o Chidori com expansão e tudo o mais, véi?

Sério, fica tão dependente do Sharingan que após derrotar o Danzou quase fica cego. Fora que tá pouco se lixando para sua equipe, quase matando a Karin. Perdidinho da Silva. Culpa a Vila da Folha por seu infortúnio destino, quando no fundo só quer verdadeiramente um sentido para lutar e entender o que está acontecendo. E o Tobi logicamente deita e rola com isso.

Nessa época, tudo era mais simples: encontrar e matar Itachi. E em meio à busca, acaba por encontrar com Deidara e Tobi. Sasuke decide o enfrentar sozinho, já deixando sua equipe de prontidão para resgatá-lo caso algo viesse a acontecer. Outro fator interessante é que Sasuke é um lutador de média a curta distância, enquanto Deidara luta a longa. E é aí que a luta fica interessante.

A batalha é basicamente Deidara lançado sua Arte Explosiva e Sasuke defendendo, procurando uma maneira de anular e se aproximar do adversário. Bem no comecinho, lança uns bichinhos explosivos que são impelidos por agulhas elétricas de Sasuke. Depois ele cria um bichão voador que vomita minas explosivas (são implantadas por Tobi). E voa.

Chegou no ponto que falei há pouco: Sasuke tem de se aproximar do inimigo. Sua extensão do Chidori só atinge cinco metros. E o bicho ainda continua a vomitar bombas lá de cima, fazendo com ele tenha de correr. Acaba pisando numa mina. Isso porque nem eu, nem você e nem o Sasuke sabíamos até então que as minas eram minas. E lá se vai um chinelinho. Sorte a dele ter asas - pelo selo amaldiçoado.

Acontece que Deidara impede Sasuke de voar. E lá se vai uma asa. A espada é lançada longe. Aí vemos duas Shurikens quase arrancarem as asas do bicho onde Deidara estava. Sim, o duplo Shuriken de Sasuke, levado por fios! Tinha esquecido como ele é bom nisso! Calma que tem mais: Deidara desvia, mas Sasuke já saltou utilizando a espada que tinha voado longe, cravada em pé na terra, dando impulsão permitindo extensão necessária ao Chidori para cortar uma asa do bichão voador!

Doidemais! Sem sua capa da Akatsuki, Deidara escapa. Aí ele apela e faz um Super Deidara de C4. Ele estoura e espalha micro bombas. Parece que Sasuke foi feito em pedacinhos...

Sharingan, minha gente. Sharingan. Essa luta é cheia de surpresas. Sasuke aparece atrás do Deidara e perfura seu peito. Só que aquele era uma réplica - Deidara havia lutado com Itachi tempo atrás e treinado seu olho esquerdo contra as técnicas de ilusionismo do maldito olho Uchiha. Sasuke é preso dentro do pseudo-Deidara e as micro bombas adentram seu corpo. Katsu!

Deidara ganhou. Ganhou um socão no meio da fuça. Outra ilusão. Sasuke descobriu logo no começo da luta que os explosivos eram ineficazes contra ataques elétricos, lá quando usou as agulhas elétricas e depois quando lançou sua espada em cima de uma mina. Além do mais, podia ver tudo com seus olhos que distiguem chakra por cor. Procevê. Mas o integrante da Akatsuki usa sua última manobra: uma explosão suicida que possui um raio de dez quilômetros!

Ainda bem que existe o Manda. Sasuke o convoca, o controla com o Sharingan e leva os dois para uma outra dimensão. Porém, levam o dano e Manda parte para sempre para o paraíso dos ofídios. Tempo depois, Suigetsu convoca Sasuke - ele tinha deixado tudo preparado, lembra? - e partem em busca do último Uchiha, o patricida.

Outra coisa bacana é que tanto o Sasuke quanto o Deidara ficam só o pó na luta. Aos trapos e frangalhos. O que dignifica mais a batalha, muito boa mesmo.

Vitória do Sasuke.

6) Orochimaru contra Sasuke



Situação: Exame Chuunin.
Objetivo: Aplicar o selo amaldiçoado em Sasuke.
Técnicas impressionantes: Ataque Triplo Sharingan de Sasuke.
Onde eu vejo, Diego? Só é possível ler esse. É o capítulo 49 do mangá.

Cara, essa luta é muito bem elaborada! Pena que só aconteça no mangá. Lembro que quando li, fiquei embasbacado. É embasbacado que fala?  Enfim, fiquei abismado. A luta é curtíssima, mas que vale demais a pena. Com pouco, o Kishimoto mostrou com quantos paus se faz uma canoa.

Que aliás, é com um só.

Bom, antes é preciso relembrar a situação. O Orochimaru estava infiltrado no meio do Exame Chuunin realizado na vila da Folha. Todos estavam crentes que o maior desafio seria sobreviver cinco dias na temível Floresta da Morte, além de conseguirem os pergaminhos da Terra e do Céu. Para tanto, as equipes teriam de se enfrentar, já que o número de pergaminhos era a metade do número de equipes participantes.

Daí que nosso querido Naruto foi emboscado uma vez e Sasuke queria impedir que o fato se repetisse. Em vão, já que Naruto é devorado por uma cobra gigantesca e Orochimaru é desmascardo pelo esperto garoto Uchiha. E ele e a Sakura sofrem, coitados. São paralisados, caem numa ilusão – só são libertados porque Sasuke fura a perna com uma kunai. Depois são quase devorados por um cobrão que, pelo susto, nem tinham visto se aproximar.

Encurralados, tudo parecia perdido. Aí Naruto chega! Tudo parecia perdido! Sasuke oferece o pergaminho a Orochimaru em troca de suas vidas, mas o lourinho intervém. Soca o Sasuke, chamando-o de covarde. Vai para cima de Orochimaru, que invoca outro cobrão. Apanha. Depois disso, os olhos de Naruto ficam assustadores e ele dá outro soco na cobra. Insuficiente.

Orochimaru parte para o Sasuke, mas Naruto detém a cobra com duas kunais e o próprio corpo. Cansado desse lenga-lenga, o tio Orochi sela o selo de Naruto (?) e o deixa fora de combate. Nessa hora, Sasuke tá apavorado, tadinho. Dá até dó. A Sakura fala que ele tá agindo como um covarde, tentando dar um sacode para que seu amado reaja. Aparentemente funciona. E como!

Aí que o bicho pega. Sasuke decide que tem de viver para dar uma lição no seu irmão facínora e luta com tudo. Até demais! Ataca Orochimaru lançando uma Shuriken de tamanho médio, que é facilmente desviada. Mas daí ele lança uma kunai em sentido oposto, prendida a um fio e vemos o efeito do ataque: uma espécie de sistema de polias! Com um fio preso a sua boca, lança o Shuriken que é desviado. A Kunai é lançada na mesma direção para que a Shuriken volte e acerte Orochimaru em cheio.

Bem, era para ser assim, mas defende da arma com a boca. Foi genial, mas em vão certo? Que nada! Nessa hora, Sasuke mostra sua genialidade e usa a Técnica da Chama do Dragão, do estilo fogo. Churrasquinho de cobra. Porém, ainda pouco para deter um dos ninjas lendários. É paralisado e infectado, recebendo o selo amaldiçoado e capotando. Além disso, perderam os pergaminhos.

Vitória do Orochimaru.

Infelizmente, essa luta foi adaptada de maneira diferente no anime. Uma pena. É realmente genial. Rapidinha, mas super bem bolada. Coisa de gênio mesmo. Eu acho. Bom, minha gente, já falei pacas hoje. Melhor falar o das outras cinco restantes outro dia. Espero que vocês tenham gostado e acompanhem o restante.

É mesmo. Então, tá. É tudo por hoje, galera. Espero ver vocês aqui em breve? Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário